Imaginem a seguinte situa��o: voc� tem uma consulta m�dica e o consult�rio fica em um bairro movimentado. Voc� pega tr�nsito pesado, j� chega meio atrasado e por estar com muita pressa estaciona na rua mesmo em uma vaga bem pr�xima ao pr�dio. Quando sai, alguns minutos depois, encontra seu carro se equilibrando em cima de singelos tijolinhos e sem as quatro rodas.
Visualizou? Infelizmente nas �ltimas semanas essa tem sido uma cena recorrente no tr�nsito de Porto Alegre. Muitos motoristas t�m encontrado seus carros desse jeito. A pol�cia h� pouco tempo havia desbaratado uma quadrilha que se especializara em depenar carros que ficavam muitos dias estacionados no aeroporto da cidade. Esses outros criminosos, no entanto, resolveram diversificar e andam metendo medo nas pessoas (esperemos que por pouco tempo).
Desnecess�rio narrar toda a via-sacra que o pobre coitado do condutor assaltado vai ter de percorrer para colocar seu carro rodando de novo. O ponto � que, salvo nessas situa��es inusitadas, nunca � ou quase nunca � damos muita import�ncia para pneus. Vez ou outra fazemos os rod�zios necess�rios quando somos avisados pelo mec�nico ou algo assim. Mas, via de regra, muitos nem sabem ao certo que tipo de pneus seu carro utiliza.
Na verdade, todo pneu traz consigo um c�digo de letras e n�meros que explicam detalhadamente o seu prop�sito e seus limites. E entender o que esse c�digo nos diz faz muita diferen�a na hora de escolher �sapatos� novos para nossa caranga. Eis ent�o a explica��o:
Preste aten��o no pneu do seu carro e voc� ver� uma inscri��o em relevo, como essa do desenho acima. Ela � a identidade do seu pneu e cont�m todas as informa��es necess�rias sobre ele, desde seu tipo de uso at� a m�dia de velocidade que suporta. Vamos usar o c�digo acima como exemplo para nossa explica��o: P225/45R17 91V
A primeira letra do c�digo, o �P�, indica o tipo de ve�culo para o qual esse pneu foi desenvolvido. A grande maioria que vemos por a� s�o de pneus do tipo �P�, que significa �Passengers�, ou seja, � um pneu de um ve�culo comum de passeio em que se enquadram carros, minivans, pick-ups leves com capacidade de at� � tonelada e algumas SUVs. Os outros tipos que existem s�o:
LT � Light Trucks (caminh�es leves): Usados em ve�culos que rebocam trailers ou carregam cargas pesadas como furg�es ou vans. Pick-ups grandes que carregam 1 tonelada ou mais e algumas SUVs grandes tamb�m usam esse tipo.
T � Temporary Spare (estepe): Como o pr�prio nome diz, s�o pneus usados como estepe. N�o s�o comuns aqui no Brasil, mas costumam equipar alguns modelos importados que o usam apenas para chegar at� o local de reparo. Eles s�o feitos geralmente para rodar no m�ximo poucos quil�metros.
ST � Special Trailers (reboques): Utilizados em reboques que transportam barcos, jet skis, etc. e em motor-homes.
C � Comercial: Utilizados em caminh�es ou vans capazes de levar cargas muito pesadas. Pode tamb�m ser representado por um B ou um D, que s�o subclassifica��es que indicam o tamanho da carga.
O n�mero que vem logo ap�s a letra que determina o tipo, indica a largura do pneu em mil�metros. � interessante ressaltar que, mesmo em pa�ses como os Estados Unidos que seguem um sistema m�trico diferente do nosso (polegadas), essa medida � mostrada em mil�metros. O fato � que a ind�stria de pneus utiliza o sistema m�trico europeu que � mais difundido. No nosso caso, o pneu tem 225 mm de largura quando est� montado.
Logo ap�s o n�mero que indica o tamanho, temos outro n�mero (45) precedido por uma barra separadora. Este n�mero indica a medida da parede lateral do pneu, ou o perfil, como chamamos. A conta que se faz � a seguinte: mede-se o raio da roda, deste o aro central at� o exterior da banda de rodagem do pneu. Depois mede-se o raio da parede lateral, ou seja, s� a �parte pneu�. Feito isso, calcula-se o percentual de um sobre o outro.
No nosso exemplo, o n�mero nos diz que o raio do pneu representa 45% do raio da roda. Quanto menor este valor, mais baixo � o perfil do pneu e mais �fininho� ele parece. Costumamos ver pneus assim em modelos esportivos e de alta performance.
Logo ap�s o n�mero 45 temos a letra �R�, e eu aposto que muitos pensariam que ela significa �raio�, certo? Pois essa letra define o tipo de constru��o interna do pneu e n�o o raio. Neste caso, o �R� significa que este � um pneu radial. Os outros dois tipos que existem s�o o �D� (tipo bias ply � ou de estrutura diagonal) e o �B� (tipo belted ou cinturado) que quase n�o s�o mais usados. Quer ver qual a diferen�a entre os radiais e os diagonais?
O raio da roda vem, sim, logo ap�s o indicador de constru��o e ali no nosso exemplo temos que o pneu foi constru�do para �vestir� rodas de 17 polegadas. E vejam bem, esta medida � expressa em polegadas, n�o em cent�metros. As medidas mais comuns de raios que existem s�o: 8, 10, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 22, 23, 24, 26 e 28.
A �ltima combina��o do nosso c�digo, o 91V, nos diz qual a carga e a velocidade m�xima que o pneu suporta. Existe uma tabela de �ndice de carga que categoriza o peso m�ximo. O nosso n�mero 91, no caso, corresponde a 615 kg.
A letra �V� � o indicador de velocidade m�xima aprovada e tamb�m tem uma tabela de classifica��o. Note que, na tabela, as faixas VR e ZR possuem asteriscos indicando ressalvas.
Isso acontece porque os pneus constru�dos para estas faixas obedecem a crit�rios especiais que nem sempre seguem a tabela, logo, recomenda-se sempre consultar as especifica��es dos fabricantes � tanto do carro quanto do pneu.
A escolha do pneu certo para o carro � t�o importante quanto a escolha do combust�vel que usamos. Por isso que sempre se recomenda cautela quando o assunto � trocar o jogo original por outro maior ou mais chamativo. Existem regras que nos garantem mais seguran�a, performance, menor custo e que precisam sempre ser levadas em conta neste momento. E conhecendo um pouco mais sobre a �linguagem� dos pneus, fica bem mais simples de compreend�-los.
Fonte: www.elhombre.com.br
Data de Postagem: 2018-05-13 17:20:32
Descrição: Aluguel de Carro em bsb, Aluguel de carro porto alegre, aluguel de carro brasilia, locadora de veiculo LOCADORA DE VE�CULO em porto alegre